SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

2º Memorial COOPLESTE retrata 81 anos da Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina


O VIGILANTE ONLINE

Nesta terça-feira, (11), 45 alunos do Instituto Metodista Arca de Noé (IMAN), de Leopoldina, visitaram o 2º Memorial COOPLESTE – 81 anos.

Por Júlio Cabral
O VIGILANTE ONLINE

 O 2º Memorial COOPLESTE, instalado abaixo do palco da EXPOLEO, no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, é um espaço dedicado a contar a história da Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina, festa maior do município e a segunda mais antiga de Minas Gerais. Segundo a jornalista Márcia Vaz, Curadora do Memorial, a iniciativa é a semente de um projeto que pretende ter um Memorial fisicamente maior, que seja mantido o ano inteiro aberto para que possa ser conhecida parte da história de Leopoldina e da área rural do município. “Aqui nós temos um pedacinho, por questões de espaço físico, da história dos 81 anos da Exposição, falando um pouco de Leopoldina, município com a segunda maior área territorial da Zona da Mata, mostrando também como a área rural é a identidade de Leopoldina”, explicou a jornalista Márcia Vaz, Curadora do Memorial, que acompanhou a visita das crianças.

De acordo com a jornalista, através de um video institucional o público tem a oportunidade de conhecer um pouco da história da Cooperativa Leste e das Exposições, com depoimentos de quatro ex-presidentes da entidade falando das suas gestões, além de registros de autoridades que estiveram nas inaugurações das Exposições, dentre elas Presidente da República, Governador de Minas, Ministro, enfim, autoridades de vulto nacional. “Os visitantes têm acesso a catálogos das Exposições, temos uma parte de publicações, os parceiros homenageados da área rural, que são a LAC e o Sindicato Rural”, esclareceu Márcia Vaz, destacando um belo quadro do pintor Luiz Rafael, que esse ano faz 10 anos de falecido, que através desta pintura retrata a antiga LAC, onde hoje é o Shopping LAC.

Uma maquete com aproximadamente 20 anos, foi restaurada pela jornalista Márcia Vaz, que ainda pretende descobrir o autor da obra.

 Segundo a Curadora do Memorial, são muitas fotos de exposições, momentos históricos dos 81 anos das exposições agropecuárias, telefone de disco (com 80 anos) que ainda funciona, carimbo – chancela da COOPLESTE (de 50 anos) à disposição dos visitantes.

No acervo estão ainda peças relacionadas a área rural, peças centenárias. “Um ambiente rural onde a pessoa pode se sentir em um sítio, tomando um café… compõe o Memorial. Estamos homenageando o Dr. Ormeo Junqueira Botelho, que foi um dos 25 homens visionários em 1936 que criaram a Associação Rural, mostrando a alternativa do homem no campo na época, ja que o café havia entrado em crise, apresentando novas opções para que o Brasil pudesse superar a crise”, mencionou Márcia Vaz, acrescentando que a Exposição conquistou um vulto nacional, sendo um projeto que deu certo e que ainda é uma festa referência e continua sendo “Exposição”.

Nesta terça-feira, 11 de julho, 45 alunos do Instituto Metodista Arca de Noé (IMAN), de Leopoldina, visitaram o 2º Memorial COOPLESTE – 81 anos. Eles também estiveram no stand da CULTIVE, onde conheceram a produção agroecológica de alimentos em Leopoldina.

O 2º Memorial COOPLESTE – 81 anos está aberto para todos, inclusive escolas, que podem agendar as visitas através do e-mail marciavazbarbosa@gmail.com de 09h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira e no final de semana até 20h00.

Mais Notícias