Top BANNER MC SHOP CAR & CIC 700X90
Top BANNER MC SHOP CAR & CIC 700X90

IEF leva florestas e riqueza de minas para eventos nacionais e internacionais

IEF leva florestas e riqueza de minas para eventos nacionais e internacionais

Instituto participou dos eventos para falar da recuperação de áreas degradadas e de turismo ecológico.

O Governo de Minas Gerais, por meio de representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participou de 3 a 7 de abril de eventos sobre algumas das principais áreas de atuação do Instituto: recuperação de áreas degradadas e turismo.

Técnicos do IEF marcaram presença, de 4 a 6 de abril, no XI Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (Sinrad), em Curitiba, no Paraná. Durante o evento, servidores do IEF apresentaram o trabalho cientifico “Cadastro Ambiental Rural: De Política Pública a Ferramenta de Gestão Territorial no Estado de Minas Gerais” sobre o trabalho de implementação do CAR no Estado.

O Sinrad é promovido pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) a cada dois anos e tem contribuído para a busca de soluções e promoção do conhecimento e desenvolvimento de técnicas na área. Nas dez edições anteriores, foram editados cerca de 1.300 trabalhos técnico-científicos.

No dia 4 de abril, o diretor-geral do IEF, João Paulo Sarmento moderou uma das mesas redondas do Simpósio. A discussão foi sobre o “Programa de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais”.

Turismo

Também de 4 a 6 de abril, o IEF participou das atividades da World Travel Market Latin America, em São Paulo. O evento é o principal do setor de viagens e turismo da América Latina e reúne participantes do mundo inteiro. Ao longo de três dias, 6.500 visitantes e 700 empresas expositoras participam do encontro.

“O IEF participou juntamente com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais para divulgar as unidades de conservação estaduais para o mercado nacional e internacional do turismo”, explica a analista ambiental do Instituto, Cristiane Froes. “Dentre as atividades tivemos contatos promissores com a equipe da Adventure Travel Trade Association da América Latina sobre as possibilidades de promoção das unidades de conservação para o mercado internacional”, destaca.

Compensação ambiental

Ainda nesta semana, no dia 3 de abril, técnicos do IEF participaram, no Rio de Janeiro do evento “A Compensação Ambiental para Unidades de Conservação: modelagens administrativas e Divergências Jurídicas”. O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Direito do Ambiente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

A primeira mesa de debates do evento teve o tema “Aspectos legais na concepção da Compensação Ambiental” e foi conduzida pelo deputado estadual e ex-ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc.

A segunda discussão teve o tema “As Modelagens Administrativas da Gestão e a Execução dos Recursos da Compensação Ambiental” e, por fim, os participantes conheceram mais o tema “Natureza Jurídica dos Recursos da Compensação Ambiental”. Ao final do encontro, aconteceu o lançamento do livro “Comentários à Legislação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro”, de Cristiane Jaccoud.

O VIGILANTE ONLINE
Agência Minas

posts relacionados