SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

Blitz educativa em Leopoldina orienta sobre a importância do pagamento em dia do IPVA


Operação aconteceu na manhã desta quinta (18) e foi realizada pela Agência Fazendária de Leopoldina juntamente com a Polícia Militar.

Da Redação

Uma Operação educativa da Agência Fazendária de Leopoldina em relação ao IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, nas imediações do Pórtico da Cidade, localizado na Rua José Peres.

 Com apoio de equipes da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Minas Gerais, a AF Leopoldina promoveu abordagens educativas sobre o tema IPVA 2017, distribuindo cartilhas, conforme explicou o Gestor Fazendário Gerente da AF Leopoldina, Patrick Augusto Ribeiro (foto). “A intenção é conscientizar o contribuinte quanto ao dever de estar com os tributos em dia”, declarou, acrescentando que a Operação acontece em todas as cidades onde estão sediadas as unidades da Secretaria de Estado da Fazenda.

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis, caminhonetes, motocicletas, ônibus e caminhões, salvo em situação de isenção ou imunidade.

O valor a pagar é calculado com base no preço de mercado do veículo, sobre o qual se aplica uma alíquota que varia de 1% a 4%. O pagamento do IPVA pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em três vezes, porém sem desconto.

Do total arrecadado com o IPVA, 40% são destinados ao Estado, 40% vão para o município de licenciamento do veículo e 20% são repassados ao FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação.

Toda pessoa física ou jurídica proprietária de veículo automotor deve pagar o IPVA. O contribuindo inadimplente está sujeito à cobrança de multa e juros, inscrição em dívida ativa e no cadastro de inadimplentes do Estado de Minas Gerais, além de ter a dívida protestada em cartório e ser impedido de obter o licenciamento do veículo.

O pagamento do IPVA pode ser feito nos Agentes Arrecadadores (Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mercantil do Brasil, Santander e SICOOB), informando-se o Renavam do veículo, ou com a Guia de Arrecadação emitida pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais: www.fazenda.mg.gov.br

O VIGILANTE ONLINE

Mais Notícias