HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Casal de agrônomos investe na produção de alimentos saudáveis em Leopoldina

Casal de agrônomos investe na produção de alimentos saudáveis em Leopoldina

 

Em entrevista, a quinta edição do jornal O VIGILANTE está renovada com o projeto de vida do jovem casal de engenheiros agrônomos Gabriel Barbosa, 30, leopoldinense e Janice Andreon, 26, de Castelo – ES. Donos da CULTIVE, produção agroecológica de alimentos, em Leopoldina – MG, eles produzem alimentos saudáveis recuperando o meio ambiente, com uma diversidade de culturas de encantar, sobretudo sem agrotóxicos e a curto prazo. É BIODIVERSIDADE. É um modelo a seguir que atrai até jovens estagiários do exterior, da França. Interessantíssimo isso.

É MÁGICO PLANTAR E VER O ALIMENTO CRESCER, SIM!

O casal de engenheiros agrônomos Gabriel Barbosa e Janice Andreon.

Cultive harmonia, cultive saúde, cultive alimentos… Como começou a história da CULTIVE?

Nos conhecemos na faculdade e resolvemos produzir alimentos saudáveis, ou seja, comida limpa, zero agrotóxico, zero fertilizante, zero transgênico. Implantamos nossa primeira área de produção em 2014, no interior de Leopoldina, utilizando -se dos princípios da AGROECOLOGIA, que é uma alternativa ao sistema convencional. Nesse formato, o sistema de produção é composto por várias espécies conduzidas de forma consorciada, buscando atingir o equilíbrio de pragas e doenças, tornando-se desnecessário a utilização de agrotóxicos, adubos sintéticos e sementes transgênicas. O resultado são produtos livres de produtos químicos e um sistema de produção que otimiza o uso da mão de obra, não agride o solo e abrange recursos hídricos. O cultivo consorciado também possibilita a diversificação da produção e renda, pois são produzidas hortaliças, legumes, frutas e árvores na mesma área. Aplicado em diferentes realidades, pequena ou grande escala, diferentes condições climáticas e como produz retorno econômico a curto prazo, surge como uma ótima alternativa para os produtores da região.

• Vocês descobriram o sucesso da AGROECOLOGIA. Como isso aconteceu?

Nesse sistema de produção as culturas estão sempre interagindo entre si. Não há competição entre elas, pelo contrário, juntas elas se complementam podendo garantir o equilíbrio, sem a necessidade de adubação química e assim produzirem alimentos lindos e saborosos.


Uma frase?

A natureza tem muito anos ensinar, temos que observar mais e aprender.

AGROECOLOGIA É UM SUCESSO

• Juntos somos mais e melhores. Veja: brócolis, couve-flor e repolho na companhia de mandiocas, bananeiras e pitaias. É diversificado e divertido assim?

Sim! Tudo junto e misturado faz toda a diferença e o nome disso é BIODIVERSIDADE. A sombra das árvores frutíferas, como banana, a pitaia, o mamão e o maracujá possibilitam o cultivo dos legumes e hortaliças e ainda permitem que a produção não pare. Logo, com esse equilíbrio acontece melhor uso do solo, economia de água e o controle de pragas e doenças.

Pitaia com flores, frutos verdes e botões.

A DIFERENÇA FAZ TODA A DIFERENÇA

• Eu sei que a pitaia é a rainha do pomar e tem história pra contar. Conte-nos.

A CULTIVE é uma linda história desenhada em torno da pitaia, uma fruta com potencial fantástico, rica em magnésio e outras fibras e que se adaptou perfeitamente na nossa região e no sistema inteligente implantado. Daí o estímulo de formarmos nossa agrofloresta. Deu tão certo, que hoje são mais de 40 culturas e outras 300 nativas e frutíferas estão vindo por aí.

• Qual a sobremesa favorita de vocês desse mundo verde?

Eu faço geléia de pitaia como cobertura para sorvete… Hummmmm!

MUNDO VERDE DELÍCIA

• O sistema inteligente de produção da CULTIVE e a pitaia atraíram estudantes de outro país?

Sim, a rainha do pomar é um acontecimento e somado com o sistema de agroecologia atraiu um casal de estudantes estagiários franceses. Passaram uma temporada aqui aprendendo conosco. Valorizaram!

• Quais os planos de vocês?

Os nossos planos é mostrar aos produtores que é possível produzir de maneira sustentável, preservando água, solo e sem utilização de produtos químicos.

AGROECOLOGIA É VIDA, É ABUNDÂNCIA

• Como o público pode ter acesso aos produtos de vocês? Quais os dias de feira de Leopoldina e tem até serviço de entrega?

Sim. Produtos frescos e com variedades na feira todas as quartas-feiras e sábados, de 6:00 as 11:00hs. Telefone de contato: 9 99059248 – Email: cultiveorg@gmail.com

O VIGILANTE ONLINE

Luciana Neder entrevista a blogueira e escritora BRUNA VIEIRA

Os jovens Maitê Padilha e Rafael Gevú, protagonistas na novela “O Rico e o Lázaro”, são os entrevistados de Luciana Neder

 

posts relacionados