HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Colégio Imaculada Conceição prepara comemorações para centenário em 2018


LEOPOLDINA

Os cursos mudaram, o tempo passou, mas o objetivo de educar integralmente os alunos, do Infantil ao Ensino Médio, continua.

Fundado em 1918, o CIC Leopoldina integra a Rede Filhas de Jesus, que no Brasil conta com Colégios e Obras Sociais.

Da Redação
Jornal O Vigilante Online

Às vésperas de completar 100 anos em Leopoldina, o Colégio Imaculada Conceição (CIC), vive com grande expectativa esta fase, na qual estão sendo programadas as comemorações para o evento, que se estenderão ao longo do ano de 2018. Segundo a diretora do CIC Leopoldina, Conceição Aparecida Zambrano Brito, a celebração envolverá a Comunidade Educativa do Imaculada, formada por pais, alunos, ex-alunos e professorado, além da população local e regional.

“Em 1918 o Colégio implantou em Leopoldina a educação tradicional e inovadora e atualmente continua com seu profícuo apostolado em prol de uma formação de cidadãos conscientes, unindo Ciência, Responsabilidade, Criatividade e Fé”, comentou Conceição.

A diretora destacou importantes fases da história do Colégio Imaculada Conceição em Leopoldina nestes 100 anos. No dia 7 de fevereiro de 1918, chegaram a Leopoldina as “Filhas de Jesus”, que aceitaram o desafio de fundar uma escola que teria como objetivo principal formar professoras sob o regimento de internato.

A partir do dia 3 de abril de 1918, começaram as atividades do Colégio, graças ao empenho dos leopoldinenses e ao ardor das 5 Filhas de Jesus, espanholas, que aqui chegaram.

Nos primeiros dias, 3 internas… Alguns dias depois já eram 15 internas… Hoje, o Imaculada é referência para crianças, adolescentes e jovens de Leopoldina e outras cidades ou distritos das redondezas em busca da formação integral cristã.

Muitas coisas aconteceram de 1918 até os dias atuais e nos discernimentos sobre sua continuidade, sempre pesou muito o fato de ser o único colégio confessional católico da cidade e a existência de uma juventude necessitada de formação integral.

O Imaculada funcionou, desde sua fundação em 1918 até 1961, na Rua Lucas Augusto, 145 e se transferiu para a Praça Dom Helvécio, 82, próximo à Catedral. O prédio, construído pelas Filhas de Jesus, cumpre as exigências pedagógico-didáticas, oferecendo aos alunos um ambiente acolhedor e tranquilo, seguindo o ideal da fundadora das “Filhas de Jesus”, Santa Cândida, que preconizou: “Eduquem com alegria e amor”.

clique na imagem para ampliar

No início, o Colégio manteve o Curso Livre abrangendo atividades diversificadas como piano, pintura e trabalhos manuais. O Curso Normal funcionou até 1976 e, nesse período, o Imaculada diplomou 1.559 normalistas. O Curso Ginasial, criado em 1946, atualmente denominado Curso Fundamental, funciona para alunos da Série Inicial à 8ª série (1ª à 9ª série).

O alunado passou a ser misto em 1971, quando foi criado o Colégio Científico. Manteve os Cursos Profissionalizantes de Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Análise Química, respectivamente até os anos de 1979 e 1986.

A primeira diretora do Colégio Imaculada Conceição em Leopoldina foi a Madre Josefa Gonzáles, que chegou à cidade com mais quatro religiosas, em fevereiro de 1918. O colégio foi dirigido por religiosas FI até 2005, assumindo a primeira direção leiga, em 2006, a professora e ex-aluna Vânia Junqueira Reis Pimentel.

Os cursos mudaram, o tempo passou, mas o objetivo de educar integralmente os alunos, do Infantil ao Ensino Médio, continua. Hoje, além dos cursos do Infantil ao Ensino Médio, o CIC desenvolve vários projetos pedagógicos e sociais, dentre eles o DDF (Dia de Formação, Grupos de Jovens, curso preparatório para as Avaliações Seriadas (1ª e 2ª séries do Ensino Médio), canto coral “CantaCIC”, Esportes para todos, Viagens de Estudo, Oficina de Teatro (GOTA), Intensivo Revisional para vestibular seriado.

clique na imagem para ampliar

Primando pela seriedade e dedicação, o Colégio Imaculada Conceição trabalha em Rede, vem ampliando e oferecendo, cada vez mais, oportunidades de formação aos alunos e colaboradores, proporcionando uma educação atualizada e inovadora, aliando experiência à modernidade, inovando sem perder o referencial.

Rede Filhas de Jesus

O Colégio Imaculada Conceição de Leopoldina integra a Rede Filhas de Jesus, que no Brasil conta com Colégios e Obras Sociais. Os colégios estão localizados em Belo Horizonte (MG) – Colégio Imaculada Conceição, Bragança Paulista (SP) – Instituto Educacional Coração de Jesus, Campinas (SP) – Instituto Educacional Imaculada, Leopoldina (MG) – Colégio Imaculada Conceição e em Mogi Mirim (SP) – Instituto Educacional Imaculada Conceição. As Obras Sociais são desenvolvidas através da Casa Santíssima Trindade – Belo Horizonte (MG), Centro Popular de Educação e Assistência Stella Maris – Rio de Janeiro (RJ), Obra Social Nossa Senhora de Fátima – Montes Claros (MG), Obra Social São José Operário – Belo Horizonte (MG).

FUPAC LEOPOLDINA
FUPAC LEOPOLDINA