SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

Empresa de Leopoldina conquista certificação de conformidade orgânica


LEOPOLDINA


Em entrevista à colunista social Luciana Neder, o casal de engenheiros Gabriel Barbosa e Janice Ventorim, da empresa CULTIVE, falam sobre a conquista do Certificado.

Por Luciana Neder

 A Agroecologia é um fenômeno praticado em mais de 120 países. Como está acontecendo com a Cultive?
A Cultive optou pela Agroecologia porque nossa intenção sempre foi produzir alimentos recuperando o meio ambiente, tornando aquele local mais harmônico e equilibrado com a nossa presença. E ela é uma prática agrícola que tem como prioridade a consciência no uso dos recursos naturais, desde o cultivo até a comercialização dos produtos. Surge como alternativa para reduzir impactos e manter os solos sempre produtivos. Na agroecologia todas as formas de vida são respeitadas (plantas, animais, minerais), pois contribuem para o equilíbrio e evolução do sistema. Quem pratica a agroecologia dispensa e condena o uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e transgênicos, pois entendemos que empobrecem o solo, são provenientes de fontes não renováveis e podem provocar doenças nos animais, trabalhadores rurais e consumidores finais, além de poluir solos e recursos hídricos, contribuindo para o desequilíbrio do sistema, indo contra nosso objetivo principal.

 Certificado de Conformidade Orgânica
Para que o produto possa ser comercializado como Orgânico é necessário que o produtor seja certificado por algum Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica. Quando é certificado o consumidor tem a garantia de que aquele produto foi aprovado por um rígido controle da qualidade dando direito ao uso do selo “Produto Orgânico Brasil” e à comercialização como produto orgânico.

A Cultive possui dois Certificados de Conformidade Orgânica, utilizando dois selos orgânicos em suas embalagens, pois recebeu auditoria pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e através do sistema participativo pela ABIO (Associação dos Agricultores Biológicos do estado do Rio de Janeiro).

Quais os benefícios de possuir este selo?
Quando o produtor é certificado recebe a autorização para o uso do selo “Produto Orgânico Brasil”. Este selo garante ao consumidor que o produtor respeita todas as exigências da certificadora que incluem a proibição do uso de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos além de garantir que o produtor preserva solo e água, faz boas práticas de cultivo, tem sua mão-de-obra valorizada, um ambiente de produção equilibrado e redução de impactos ao meio ambiente. Como resultado temos um alimento de excelente qualidade.

 Nas feiras e até nos supermercados os produtos orgânicos ganham atenção alavancada, conquistam consumidores e ganham cada vez mais espaço?
Sim. Tem crescido a preocupação dos consumidores em relação a qualidade do alimento que coloca à sua mesa. O produto orgânico é garantia de um alimento limpo, rico em nutrientes e livres de produtos químicos. É realmente a saúde que sai do campo e vai para a mesa.

Como saber se o produto é realmente orgânico?
Com o aumento da procura por estes produtos é comum encontrar o termo “Orgânico” sendo usado de forma incorreta, enganando o consumidor. Só pode se chamar de Produto orgânico quando este foi certificado e passou por um longo processo de avaliação. No ato da compra exija o “Certificado de Conformidade Orgânica” para garantir a qualidade do que está levando para casa.

 Considerações
A Cultive trabalha de forma séria e transparente. Nossa intenção é levar aos nossos clientes o que de mais puro e saudável o campo tem a oferecer. Queremos a saúde da nossa família e dos nossos cliente também. Quer conhecer nosso trabalho? Organizamos visitas de grupos à nossa plantação! Você também pode encontrar um pouco do nosso trabalho no Facebook e Instagram: cultiveorg.

Como comprar?
Entregas em casa: Pedidos pelo telefone: 32 9 9905-9248
Feiras Orgânica às terças, das 11h00 às 14h00 – Em frente ao Colégio Imaculada Conceição e Feira do Produtor às quartas, das 06h00 às 10h00 – Praça João XXIII

CONTATO:
32 9 9905-9248
cultiveorg@gmail.com
Facebook/Instagram: cultiveorg

Casal de agrônomos investe na produção de alimentos saudáveis em Leopoldina

Mais Notícias