Enquanto a sociedade não se decide, a infância sangra

Enquanto a sociedade não se decide, a infância sangra

Minha cidade não tem Habbib’s, o que sempre achei uma pena, mas hoje eu sinto alívio. Alívio porque minha cidade tem meninos, que andam pelas ruas, que pedem dinheiro, ajuda, comida; sem perspectivas ou oportunidades. Meninos estes que a sociedade ainda não decidiu se não tiveram oportunidades, se são produto do meio, ou apenas vagabundos que seguiram para o lado ruim por falta de caráter. E enquanto a sociedade não se decide, a infância sangra, mata e morre, e isso é visto de forma cada vez mais natural. Marginais, isso é uma unanimidade, esses meninos são marginais. Mas esqueçam o sentido pejorativo do termo e atentem para o sociológico. São marginais porque estão à margem da sociedade, relegados, separados e invisíveis. E quando são realmente vistos, incomodam, geram pavor, asco, medo e ódio. E o que a sociedade quer é torná-los invisíveis de novo, a qualquer custo.

Infelizmente, em uma sociedade em que “bandido bom é bandido morto”, não é de se espantar a morte de crianças, pois a “bandidagem” justifica todo e qualquer assassinato. Além disso, importante lembrar, que tal falácia somente vale pro bandido pobre, ou negro, ou morador de rua; o branco, rico, que não suja suas mãos, não está incluído.

A mídia se cala, a sociedade consente. Mas Pai, afasta de todos aqueles que tem compaixão esse cálice! Por fim, mais um pouco de Chico:

Se trazes no bolso a contravenção
Muambas, baganas e nem um tostão
A lei te vigia, bandido infeliz
Com seus olhos de raio-x
Se vives nas sombras, freqüentas porões
Se tramas assaltos ou revoluções
A lei te procura amanhã de manhã
Com seu faro de dobermann
E se definitivamente a sociedade só te tem
Desprezo e horror
E mesmo nas galeras és nocivo
És um estorvo, és um tumor
Que Deus te proteja
És preso comum
Na cela faltava esse um.

HOLLANDA, Chico Buarque de. Hino de
Duran/ Hino da repressão. 1979/1985.

PS: “na cela faltava esse um” … ou cova…

Mariana Mázala Cabral

posts relacionados

06 – Banner Central  – 664x90px WHATSAPP OVIGILANTE