HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Equipes de Saúde realizam mutirão de limpeza em Leopoldina


Medida faz parte da ação de bloqueio contra a Febre Amarela na região onde o segundo macaco foi encontrado morto no município.

MUTIRAO DE LIMPEZA ENDEMIAS LEOPOLDINA FEBRE AMARELA (3)
Inicialmente o mutirão de limpeza acontece nos bairros Quinta Residência, Pedro Brito, Vale do Sol, Popular, Caiçaras, Eldorado, Vale do Sol e São Luiz.

MUTIRAO DE LIMPEZA ENDEMIAS LEOPOLDINA FEBRE AMARELA (4)Equipes de Saúde da prefeitura de Leopoldina realizam desde a terça-feira, 14 de março, um mutirão de limpeza na região onde um macaco foi encontrado morto com suspeita de febre amarela. O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito transmissor da Febre Amarela, Dengue, Chikungunya e do Zika vírus. O mutirão está sendo realizado através de uma ação de bloqueio em toda a região do Bairro Quinta Residência, para tentar conter um eventual avanço da febre amarela na região.

MUTIRAO DE LIMPEZA ENDEMIAS LEOPOLDINA FEBRE AMARELA (2)Inicialmente o mutirão de limpeza acontece nos bairros Quinta Residência, Pedro Brito, Vale do Sol, Popular, Caiçaras, Eldorado, Vale do Sol e São Luiz. Serão recolhidos todos os materiais descartáveis que acumulem água. O Coordenador de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Moisés Gonçalves Martins, reforçou que, para o combate a essas doenças é necessária a conscientização dos moradores. “Estamos realizando as ações de prevenção com a limpeza dos locais que possuem água parada. Está sendo feito um trabalho de visitação em cada residência com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para que conscientizem os moradores e busquem a eliminação dos focos de mosquito”, comentou.

MUTIRAO DE LIMPEZA ENDEMIAS LEOPOLDINA FEBRE AMARELA (5)
O principal objetivo é a eliminação do lixo que possa acumular água e servir como criadouro para o mosquito transmissor.

Na segunda (13), um segundo macaco foi encontrado morto na Avenida Jehu Faria próximo à Praça Francisco da Silva Cúrcio. Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, Lúcia Gama, informou que o animal seria encaminhado para análises laboratoriais em Belo Horizonte e independente do resultado a SMS realizaria uma intensa ação de rastreamento, vistorias e vacinação em toda a região onde o animal fora encontrado morto com suspeita de Febre Amarela.

MUTIRAO DE LIMPEZA ENDEMIAS LEOPOLDINA FEBRE AMARELA (6)O município já realiza uma série de ações preventivas contra a Febre Amarela desde que outro primata foi encontrado morto no bairro Três Cruzes, no final de janeiro deste ano. Na ocasião, houve vistoria durante 20 dias consecutivos na mata próxima ao local onde o macaco foi encontrado, tendo a mesma sido pulverizada com inseticida recomendado pelas normas do Ministério da Saúde.

A ação de bloqueio inclui a visita de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde em todas as casas da região à procura de focos de criação de mosquitos transmissores da doença e orientação para que todos os moradores da área próxima de onde o macaco morreu tomem vacina contra a doença.

AGENTES DE ENDEMIAS COMBATE A FEBRE AMARELA
Um trabalho de pulverização com UBV foi realizado em toda a região até esta sexta-feira (17).

O VIGILANTE ONLINE