SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

Exposição ‘Relembrando as cores: 10 anos sem o Mago’ presta homenagem a Luiz Raphael Domingues Rosa


LEOPOLDINA – CULTURA

O artista Luiz Raphael em momento de criação de mais uma obra. Foto gentilmente cedida pela família.

Evento é uma iniciativa da jornalista Marcia Vaz Barbosa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina.

Projeto Gráfico: Cristiano Fófano.

 A Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina, em parceria com a jornalista Marcia Vaz Barbosa, realizarão no mês de setembro a Exposição “Relembrando as cores: 10 anos sem o Mago”, sobre Luiz Raphael Domingues Rosa (foto ao lado), pintor, animador cultural e professor, nascido em 27 de fevereiro de 1945 e falecido em 14 de agosto de 2007. Um dos grandes nomes da cultura local, Luiz Raphael foi o responsável pela criação do Espaço dos Anjos, com seus próprios recursos.

Para a realização desse trabalho, a jornalista Marcia Vaz está à procura de pessoas que estudaram pintura com Raphael no Espaço dos Anjos e que tenham alguma obra feita durante as aulas dele. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (32) 98803-2163 ou na Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina.

A Secretaria vem realizando vários eventos culturais em 2017 e participa da “11ª Primavera dos Museus”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), através do Museu Espaço dos Anjos.

Relembrando as cores: 10 anos sem o mago

 Neste agosto faz 10 anos da partida do artista Luiz Raphael Domingues Rosa, nosso querido Fael. Aquela música francesa ainda soa no meu ouvido! Foi assim que ele quis se despedir da gente! Amigo, professor, aluno, parceiro, quase parente, teve várias faces na minha vida…

Nossa última conversa foi na “Praça do Urubu” e fizemos mil planos juntos. Dias depois ele faleceu. E a vontade de realizar algum daqueles planos com ele nunca passou. Resolvi, com a parceria da Secretaria de Cultura de Leopoldina, fazer esta exposição, envolvendo suas obras e de alguns de seus alunos, que fizeram aula de pintura no Espaço dos Anjos. Porque eram essas aulas que mantinham as portas abertas e as contas em dia daquele Espaço. Ele é o grande curador do museu… Ele sonhou muito, e eu continuo a sonhar com ele! Durante seis anos, na década de 90, eu e a Karla Reis tínhamos um jornal chamado “Via Popular” e ele era cronista do nosso jornal.

Para nossa sorte ela guardou os originais! Nossa primeira edição teve como capa o bloco de carnaval dele: “Anjos Travessos”. E ainda tem muita história para contar. Algumas delas estarão na exposição, que será inaugurada dia 14 de setembro, no Museu Espaço dos Anjos, marcando a abertura da 11ª “Primavera dos Museus”, um evento do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que acontecerá em todo País. A Prefeitura coloca assim, Leopoldina no circuito nacional desta comemoração.

No ano de 1986, Luiz Raphael registrou em rascunho sua passagem por Portugal, em frente ao Museu de Arte Antiga de Lisboa.
(Imagem gentilmente cedida pela família)

O VIGILANTE ONLINE. Júlio Cesar Martins Com informações de Marcia Vaz Barbosa.

 

Mais Notícias