HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Governo federal estuda acabar com horário de verão

BRASIL

Estudos apontam economia cada vez menor de energia com a medida, dizem especialistas; decisão cabe a ministério. Por enquanto, mudança segue marcada para o próximo dia 15.

 

O horário de verão divide opiniões entre os cidadãos brasileiros. Pelo jeito, o debate chegou também à Casa Civil do governo Temer. De acordo com nota enviada pelo órgão ao portal G1, o governo estuda extinguir a medida.

Segundo o documento, a pasta “está avaliando a conveniência ou não do tema”. A análise se baseia num estudo divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com o ONS, o horário de verão não tem surtido efeito na economia de energia elétrica – principal objetivo da norma.

Ainda não há confirmação sobre a decisão, que cabe ao Ministério de Minas e Energia. Caso não haja mudança, o horário de verão se iniciará em 15 de outubro e terminará em 17 de fevereiro do próximo ano.

A medida abrange 10 estados – das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – e o Distrito Federal. No Brasil, os relógios são adiantados durante o período desde 1931/1932.

Mapa do horário de verão no Brasil (Foto: Arte/G1)

Fonte: G1

FIC CATAGUASES
FIC CATAGUASES