HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Homenagem: Borracheiro de Leopoldina completa 78 anos e comemora 60 anos de trabalho

Nesta segunda-feira (14), completa 78 anos de idade o Sr. Domingos Macedo Silva, proprietário de uma borracharia localizada na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Benedito Valadares, em Leopoldina.

SEU DOMINGOS

Nascido em 1938, “Seu Domingos”, como é carinhosamente chamado pelos amigos, começou a trabalhar na roça e há 60 anos está no ramo de borracharia, com a mesma disposição de quando começou a trabalhar com pneus na cidade de Laranjal, ainda no tempo da concessionária Ford. “Era o tempo daqueles Fordinhos 29, não tinha luz, não tinha estrada, não tinha rádio, não tinha nada”, revelou o borracheiro, explicando que colava os pneus dos fregueses com óleo diesel num piston de carro e enchia até pneu de caminhão numa bomba de mão. “Quando a Ford acabou lá em Laranjal, a Ford de Leopoldina me trouxe pra cá”, comentou Seu Domingos, acrescentando que depois de trabalhar nesta empresa, abriu sua própria borracharia e começou a desempenhar as atividades por conta própria.

SEU DOMINGOS BORRACHEIRO SEUS FILHOSCasado em 27 de setembro de 1958 com a senhora Maria da Conceição Ferreira da Silva o casal tem 12 filhos: 7 homens e 5 mulheres. Quatro filhos seguiram os passos do pai e trabalham de segunda a segunda no mesmo ramo. “Dois filhos atuam em Cataguases e dois em Leopoldina”, esclarece Seu Domingos. Os dois irmãos que estão na Avenida Getúlio Vargas, João Batista Ferreira da Silva e Antônio Carlos Ferreira da Silva (foto), há 33 anos trabalham sob a influência do pai e o fazem com orgulho. Em Cataguases estão o Domingos (Dim) e o Fábio, na D&F Pneus, localizada na Avenida Eudaldo Lessa, no bairro Popular.

Com entusiasmo refere-se à popularidade conquistada ao longo dos anos: “Todo mundo conhece a Borracharia Jóia, que atende em qualquer horário, em qualquer dia”, lembrando que todo dia tem uma história nova. Os profissionais já atenderam pessoas famosas, citando o ator Thiago Lacerda, que tem familiares na cidade e região, e o cantor Gabriel o Pensador, que passa por Leopoldina geralmente uma vez por mês para comprar pão de queijo. “Gabriel o Pensador tem parentes em Ubá”, revelou Seu Domingos.

SEU DOMINGOS BORRACHEIRO

Durante a entrevista que concedeu com alegria à reportagem de O VIGILANTE ONLINE, Seu Domingos se lembrou de várias passagens e fez questão de contar que empresas de Além Paraíba, Muriaé e Juiz de Fora até hoje mandam pneus para que ele conserte. Uma dica que sempre dá aos filhos o experiente borracheiro faz questão de registrar: “Sempre atendam todos os clientes de forma igual, não existe cliente ruim, se você atender o ruim de forma diferente ele vai te tirar os dez bons. Não pode atender nenhum diferente”, afirmou. Atualmente, Seu Domingos – um nome tradicional quando o assunto é borracharia – comercializa rodas e pneus usados.

O VIGILANTE ONLINE

FIC CATAGUASES