SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

I Encontro de Integração Estadual dos CEAEs em BH reúne representantes de 28 municípios


MINAS GERAIS

Durante o Encontro foram realizadas palestras de capacitação, além de integrar gerentes e representantes da Secretaria de Estado da Saúde.

Da Redação
Jornal O Vigilante Online

 Contando com as presenças de 28 municípios e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, foi realizado nos dias 17 e 18 de agosto no Anfiteatro do Edifício do BEMGE, em Belo Horizonte, o I Encontro de Integração Estadual dos CEAEs (Centros Estaduais de Atenção Especializada).

Gerentes e Coordenadores de CEAEs, Gestores, Diretora da SES, Referências Técnicas das Regionais de Saúde, equipe Técnica da SES e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMs MG) participaram da reunião, cuja iniciativa e mediação partiram do Gerente do CEAE de Leopoldina, que dividiu a responsabilidade da organização com os demais gerentes.

Durante o Encontro, foram realizadas palestras de capacitação, com aproximadamente 50 pessoas presentes em cada dia, dentre elas o Gerente Administrativo do CEAE em Leopoldina, Júlio Cesar da Silva Oliveira, a Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata (CISUM), Tarcília Rodrigues Fernandes; Dora Camila, Referência Técnica da Regional de Saúde de Leopoldina; Natália Souza, Coordenadora da Assistência do CEAE Leopoldina; Tatianna Mendes da Rocha – Referência SES; Karina Rocha de Oliveira Taranto, da Diretoria de Sistemas Logísticos e de Apoio às Redes e Fernanda Santos Pereira, da SES-MG.

 O Gerente Administrativo do CEAE em Leopoldina, Júlio Cesar da Silva Oliveira (foto), que integrou a delegação de Leopoldina no Encontro, avaliou positivamente o evento: “Tivemos, sem dúvidas, um encontro inédito e muito fértil no sentido de ideias germinadas e lançadas agora em solo de integração. Uma adesão em pouco tempo de todos, despertou o interesse da SES na pessoa de Karina Rocha de Oliveira Taranto, da Diretoria de Sistemas Logísticos e de Apoio às Redes, que por sua vez mobilizou toda sua equipe técnica, responsável pelo processo de aporte informacional e monitoramento dos CEAEs”, comentou Júlio Cesar.

De acordo com as informações, um nível de feedback acima do esperado foi alcançado, chamando a atenção para a necessidade de se buscar o mesmo objetivo para a manutenção dos serviços e se alcançar melhores condições na prestação de um bom atendimento aos usuários do CEAEs, sendo discutido em grupo um produto final que foi entregue à SES.

 O Encontro também proporcionou momentos de intensa integração entre os gerentes e representantes da SES. “Entendemos que era a hora de nos mobilizarmos para juntos enfrentarmos a crise financeira, na base da criatividade e trocando informações”, declarou Júlio Cesar.

A iniciativa desencadeou um processo de formação da espinha dorsal de um Conselho, com o propósito de melhorar o nível de representação, vencer a crise e permanecer junto à SES, participando ativamente das decisões que venham mostrar os caminhos e diretrizes dos CEAEs. Também ficou acertada a formação de uma Câmara Técnica, que irá trabalhar junto à SES para a revisão das Resoluções e Normas Técnicas, além de avanços nos entendimentos sobre a previsão e liberação de repasses para os CEAEs.

O CEAE desenvolve importantes serviços na área da Saúde, dentre eles o atendimento a gestantes em alto risco, crianças que nascem com algum problema devido a gestação, pacientes com câncer de mama e colo de útero, exames de mamografia, ultrassonografia, além de vários procedimentos na área ginecológica.

Mais Notícias