HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
Parabéns Escola Estadual Professor Botelho Reis – Ginásio Leopoldinense – pelos seus 111 anos

Parabéns Escola Estadual Professor Botelho Reis – Ginásio Leopoldinense – pelos seus 111 anos

ACESSE O VIGILANTE

Por Júlio Cesar Martins

Há 111 anos, no dia 3 de junho de 1906, era fundado em Leopoldina o Ginásio Leopoldinense, atual Escola Estadual Professor Botelho Reis, cujo nome é uma homenagem ao Professor José Botelho Reis, que durante o período 1910 a 1925 foi o diretor da instituição.

O imponente edifício, considerado um dos mais belos de Minas Gerais, foi projetado em estilo neoclássico pelo engenheiro Ormeo Junqueira Botelho. Em 12 de março de 1996, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), passou a integrar a relação de bens culturais do estado de Minas Gerais.

O Ginásio tornou-se referência em todo o país desde sua fundação. Na primeira metade do século XX sediou uma Escola Normal, uma Escola Agrícola com Ensino Técnico, Ensino Superior com a sua Escola de Farmácia e Odontologia e Escola do Comércio.

Ao comemorarmos mais um aniversário da EEPBR (Ginásio), relembramos matéria publicada em janeiro de 2016 por O Vigilante Online, destacando um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX, Miguel Torga, que estudou no então Ginásio Leopoldinense na década de 1920. Torga, pseudônimo de Adolfo Correia da Rocha, destacou-se como poeta, contista e memorialista, também escreveu romances, peças de teatro e ensaios. Foi laureado com o Prêmio Camões de 1989, o mais importante da língua portuguesa.

Graças à generosidade do jornalista Pedro Rogério, outra figura de renome no cenário nacional em razão de sua trajetória no jornalismo, tivemos a oportunidade de travar conhecimento com estas informações sobre Miguel Torga. Autor do livro “Geografia Sentimental de Miguel Torga em Minas & Outros Escritos”, Separata da Revista da Academia Mineira de Letras, Pedro Rogério é um dos 40 escritores que integram a Academia Mineira de Letras.

Livro conta passagem por Leopoldina de um dos mais influentes poetas e escritores portugueses do século XX

LEIA TAMBÉM NO JORNAL O VIGILANTE ONLINE

 

 

Escola-Estadual-Professor-Botelho-Reis-o-vigilante-online-300x246

 

DOCTUM OLIMPÍADA ACADÊMICA
FIC CATAGUASES