HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Primeiro vagão de passageiros do Trem Rio-Minas é colocado nos trilhos em Leopoldina


LEOPOLDINA

Fotos: Iago G. Xavier/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

O equipamento foi transportado de Vitória-ES e chegou na sexta a Leopoldina. Neste sábado (16) ele foi recebido pelo Prefeito José Roberto de Oliveira. De Leopoldina o vagão seguiu para a cidade de Recreio, onde está localizada a oficina de locomotivas e vagões.

Da Redação
Jornal O Vigilante Online

O primeiro vagão/carro de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas chegou a Leopoldina por volta das 17h30 desta sexta-feira, 15 de setembro. Após pernoitar no Posto Rio Pomba, neste sábado (16) o veículo percorreu o trajeto até o distrito cataguasense de Vista Alegre, onde o vagão foi retirado da carreta às 12h00 e colocado nos trilhos. A operação aconteceu em frente a antiga estação ferroviária de Vista Alegre, localizada no município de Leopoldina, e foi concluída aproximadamente às 16h00. Em seguida o vagão de passageiros foi levado para o município de Recreio, onde está instalada a oficina de locomotivas e vagões que realiza a manutenção dos equipamentos.

O planejamento da logística para o transporte do vagão durou dois meses e sua execução foi feita por uma carreta da empresa Nova Era, do Rio Grande do Sul. O içamento do equipamento para sua colocação nos trilhos foi realizado com a utilização de dois guindastes da empresa IÇAR, de Juiz de Fora. A Prefeitura de Leopoldina participou da operação com o emprego de maquinário para limpeza e abertura do local escolhido para que o vagão fosse retirado da carreta e erguido pelos guindastes.

A viagem do vagão/carro de passageiros do Trem de Turismo Rio-Minas teve início às 06h00 da quarta-feira, 13 de setembro, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, com destino a Leopoldina, na Zona da Mata de Minas Gerais. A viagem durou cerca de 12 horas e pelas estradas capixabas e mineiras a carreta transportando o vagão atraiu a atenção das pessoas por onde passava.

VA ideia do Trem de Turismo Rio-Minas, criada pela ONG Amigos do Trem, tem o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata mineira e no Sul fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas e Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. Existe também a possibilidade do projeto atender outro trecho que também conta com Recreio no circuito, este será entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ), Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.

De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento (foto), o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de extrema importância para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. “Vamos passar por duas áreas de Leopoldina (Vista Alegre e Ribeiro Junqueira), ou seja, Leopoldina está envolvida diretamente e isto irá gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região”, ressaltou Paulo Henrique.

A reportagem do jornal O Vigilante Online apurou que outros 14 vagões de passageiros chegarão a Recreio, dois por semana.

Com o apoio de seus voluntários e da Prefeitura Municipal de Recreio, a oficina de locomotivas e vagões está sendo toda revitalizada para receber os equipamentos que realizarão o roteiro do trem de turismo entre Cataguases e Três Rios (RJ), além do segundo percurso de Santo Antônio de Pádua (RJ) e Palma.

Prefeito de Leopoldina prestigia a chegada do vagão de passageiros

O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, acompanhou a chegada do vagão de passageiros do Trem Rio-Minas em solo do município. Juntamente com os secretários municipais Edvaldo Franquido Donato do Vale, João Paulo Fófano, Dandinho, Jussara Tomaz, Alfredo Mendes, Bruno Flores, o chefe de gabinete Luiz Cabral e o assessor de imprensa Iago Xavier, José Roberto esteve com o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento. De acordo com a assessoria de imprensa da PML, José Roberto e sua equipe participaram do primeiro percurso entre Leopoldina e Recreio, desembarcando no distrito de Ribeiro Junqueira.

O vice-prefeito de Cataguases, João Batista Alves Lima (Tita), juntamente com o secretário municipal de esportes, José Vitor Lima, também estavam presentes ao histórico acontecimento.

Paulo Henrique do Nascimento revelou que se emocionou no momento que o vagão foi colocado nos trilhos e na chegada a Recreio, quando foram recebidos pela cidade. O presidente da ONG Amigos do Trem agradeceu o apoio que recebeu da comunidade de Vista Alegre. Fez agradecimentos ao Grupo Mil – da Rede de Supermercados Bramil (Três Rios), na pessoa do empresário Josemo Correia, ao Prefeito de Leopoldina José Roberto Oliveira, José Maria Barros, Prefeito de Recreio, William Lobo – Prefeito de Cataguases, Josemar Sales – Prefeito de Três Rios, enfim, a todos os prefeitos das cidades por onde o Trem Rio-Minas passará. O presidente ainda agradeceu o apoio da Vale do Rio Doce, da VLI pelo apoio técnico, do DNIT, Ministério dos Transportes, da empresa Nova Era – do Rio Grande do Sul, do empresário Fernando da empresa IÇAR, de Juiz de Fora, do Íbis Hotel de Três Rios e ao Rozinei – pelo apoio do Auto Socorro São Pedro – de Leopoldina. 

Os empresários interessados em participar do projeto, podem entrar em contato com a ONG Amigos do Trem.

Fotos: Iago G. Xavier/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

LEIA TAMBÉM NO JORNAL O VIGILANTE ONLINE

Vagões de passageiros do ‘Trem Rio-Minas’ começam a ser transportados para Recreio

 

Projeto “Trem de Turismo Rio Minas” inicia atividades na oficina de Recreio e locomotivas chegarão em fevereiro

Projeto Trem Turismo Rio-Minas recebe equipamentos ferroviários neste sábado

FUPAC LEOPOLDINA
FUPAC LEOPOLDINA