HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT

Recreio decreta situação de emergência e cidade terá racionamento de água

REGIÃO

O prefeito de Recreio, José Maria Barros, assinou na terça-feira, 26 de setembro, um decreto que declara situação de emergência por causa da estiagem e definiu junto com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), José Augusto de Souza Filho, o racionamento de água. O abastecimento será de seis da tarde até meia noite. A publicação do decreto nº 60/2017 levou em consideração a redução do nível do manancial da cidade devido a estiagem prolongada, as previsões meteorológicas que indicam clima seco durante o período da primavera e a possibilidade de um colapso no abastecimento de água potável.

De acordo com o documento, o SAAE fica responsável por deliberar sobre os horários do racionamento, devendo informar amplamente pelos meios de comunicação os dias e horários em que haverá interrupção no fornecimento de água. O abastecimento dos serviços essenciais à população, como do hospital, pronto-socorro, escolas, unidades de saúde e prédios públicos, será garantido, desde que haja reservatórios adequados nas dependências dos estabelecimentos.

De acordo com o diretor do SAAE, a Estação de Tratamento de Água está operando com vazão de 12 litros por segundo e, para o pleno fornecimento, seria necessário que a mesma fosse de 24 a 28 litros por segundo. “Há mais de um mês estamos emitindo comunicados sobre a situação do nível do manancial e, após mais de 60 dias de estiagem, o racionamento teve que ser adotado”, afirmou.

Desde o final de semana a equipe da empresa responsável pelo abastecimento de água em Recreio tem trabalhado diariamente, com a instalação de bombas para levar a água do manancial até a Estação de Tratamento. O prefeito Zé Maria Barros lamentou a situação, pediu a população para ajudar neste momento difícil e disse estar providenciando um meio alternativo para abastecer os reservatórios dos prédios onde há serviços essenciais à população.

Fonte: Site do Marcelo Lopes, com informações do site Pólis Recreio

DOCTUM OLIMPÍADA ACADÊMICA
FUPAC LEOPOLDINA