Reunião promovida nesta segunda (20) em Leopoldina pelo Grupo Assum Preto apresentará Projeto de Extensão Social

Reunião promovida nesta segunda (20) em Leopoldina pelo Grupo Assum Preto apresentará Projeto de Extensão Social


Evento será realizado na Sala de Artes do CEFET Campus III Leopoldina, às 14h00. Objetivo da reunião é apresentar o Projeto de Extensão Social a todos os interessados em participar de atividades culturais, como música, dança, etc. 

O Grupo Instrumental e o Grupo de Dança ASSUM PRETO, convidam toda a comunidade para uma reunião, com o objetivo de apresentar o Projeto de Extensão Social a todos os interessados em participar de atividades culturais, como música, dança
O Grupo Folclórico Assum Preto foi aprovado pelo Conselho Diretor do CEFET-MG, em 31 de julho de 2006 como projeto de extensão social do Campus III – Leopoldina.

GRUPO INSTRUMENTAL E GRUPO DE DANÇA ASSUM PRETO CEFET LEOPOLDINA 7O Grupo Instrumental e o Grupo de Dança ASSUM PRETO, convidam toda a comunidade para uma reunião que será realizada nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, às 14h00 na Sala de Artes do CEFET MG – Campus III Leopoldina, localizado à Rua José Peres, ao lado do Terminal Rodoviário Dr. Jairo Salgado Gama. O objetivo da reunião é apresentar o Projeto de Extensão Social a todos os interessados em participar de atividades culturais, como música, dança, etc.

Fundado em 1984 pela professora de artes Renata Lima e Arantes, o Assum Preto tem se manifestado na cidade de Leopoldina e região como uma organização filantrópica que tem o compromisso de resgatar o folclore brasileiro, em um cenário carente de políticas e incentivos culturais. É composto por um grupo instrumental e por um grupo de dança, mas com uma particularidade que o diferencia de outros grupos de dança: O Assum Preto contextualiza as coreografias através de palestras didáticas, situando o espectador no tempo e espaço específico de cada dança, de acordo com sua especificidade cultural. Por isso, o repertório do Assum Preto conta com coreografias que representam cada região do país.

GRUPO INSTRUMENTAL E GRUPO DE DANÇA ASSUM PRETO CEFET LEOPOLDINA (3)

Além dos alunos da escola, o grupo conta com a participação da comunidade externa, profissionais liberais e alunos da rede pública e privada de ensino. Por meio deste projeto social, adolescentes carentes e que moram em área de risco encontram espaço para integração, expressão e criação através da dança, música e artes cênicas.

GRUPO INSTRUMENTAL E GRUPO DE DANÇA ASSUM PRETO CEFET LEOPOLDINA (4)

GRUPO INSTRUMENTAL E GRUPO DE DANÇA ASSUM PRETO CEFET LEOPOLDINAO Grupo Folclórico Assum Preto foi aprovado pelo Conselho Diretor do CEFET-MG, em 31 de julho de 2006 como projeto de extensão social do Campus III – Leopoldina. Este é um projeto que visa preservar e divulgar a cultura brasileira, criando condições para a sociedade conhecer e construir sua própria identidade.

O grupo já se apresentou em várias cidades da região e estados vizinhos. Através da representação cênica e das palestras, difunde músicas e danças parafolclóricas típicas das regiões brasileiras:

Nordeste: Baião, Frevo, Batuque e Bumba-meu-boi;
Norte e Centro-Oeste: danças indígenas e Carimbó;
Sudeste: Quadrilha, Samba, Folia de Reis, Cateretê, Dança de São Gonçalo e Congada;
Sul: Pau-de-fita, Chimarrita, Cana Verde e Caranguejo.

O repertório conta ainda com alguns ritmos de outras danças, como Tango, Tarantela, Bolero, Valsa, Chorinho, Anos 60 e Lambada.

GRUPO INSTRUMENTAL E GRUPO DE DANÇA ASSUM PRETO CEFET LEOPOLDINA (5)

O VIGILANTE ONLINE
Informações: Cintia Menezes

LEIA TAMBÉM

CEFET prorroga prazo de inscrições para processo seletivo de estágio remunerado em Leopoldina

posts relacionados