HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
HORIZONTAL – TOP BANNNER SOL E NEVE, ASAS MOTOPEÇAS & FADECIT
Uma das mais belas tradições culturais, Folia de Reis percorre Leopoldina até 20 de janeiro

Uma das mais belas tradições culturais, Folia de Reis percorre Leopoldina até 20 de janeiro

Tradicional em todo o Brasil, a Folia de Reis rememora a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.

folia de reis leopoldina o vigilante online

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (9)O relógio marcava 21h00 nesta sexta-feira, 6 de janeiro, quando a Folia de Reis apontou na esquina de uma das ruas do Bairro Popular, em Leopoldina. Seus integrantes caminhavam rapidamente em direção à casa que receberia a Bandeira, carregada respeitosamente à frente do grupo pelo Bandeireiro. Seria a primeira visita da noite. Ao chegar em frente da residência da Senhora Dagmar Dina da Silva Ignácio e suas filhas Célia e Jaqueline, a Bandeira foi apresentada e todos foram recepcionados pela família anfitriã. Teve início a apresentação de um dos mais bonitos e tradicionais capítulos da cultura popular, que reúne fé e religiosidade, principalmente nas cidades do interior do país.

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (6)

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (3)Distante alguns metros da casa, um dos componentes solta um foguete, como a avisar da chegada dos Foliões. O sinal desperta o interesse da vizinhança, que vem se aproximando “mineiramente” a observar. Na marcação das batidas características de sua pequena bateria e dos demais instrumentos musicais que avançam pela noite, reunindo os sons da sanfona, vozes, violões, viola caipira, a Folia de Reis pede licença para entrar naquela residência, espalhando emoção para quem assiste a exibição. A Folia de Reis é um dos mais puros espetáculos, um encontro de gerações, reunindo desde crianças até os idosos, que parecem reviver lembranças vividas em algum momento do passado de suas vidas.

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (2)

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (4)De acordo com o “Mestre” da Folia, Olavo dos Santos Nascimento (foto), “a Folia de Reis ‘Estrela Cadente’ foi fundada em 1983 pelo Sr. Luiz Carlos Augusto, o ‘Miúdo’, e atualmente conta com 20 componentes, o mais jovem com 7 anos de idade e o mais velho, 55 anos.” Transmitida através de gerações, principalmente através da oralidade, essa diferença de idades sinaliza a continuidade desta tradição, que chegou ao Brasil por volta do século XVIII.

Sediada no Bairro Nova Leopoldina, a Folia de Reis “Estrela Cadente” preserva a cultura local. Classificada no Brasil como Folclore, a Folia de Reis é praticada no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias, O Menino Jesus Cristo, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes, como esclarece o Mestre Olavo: “Nós estamos exaltando os três Reis do Oriente. Cantamos o nascimento de Jesus, representado pela Bandeira, e a viagem dos Magos do Oriente que vão à procura do Menino Jesus para adorá-lo”, disse à reportagem do jornal O Vigilante Online.

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (11)

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINASobre a representação dos chamados “Palhaços” que acompanham a Folia, Mestre Olavo comentou que “na tradição antiga os fantasiados representam o Rei Herodes, a Traição e o Mal. Eles não entram de forma alguma na casa”, afirmou. Após os cânticos, os Foliões fizeram uma prece no interior da residência, em respeito à religiosidade da Dona da Casa e seus familiares. Na última etapa da visita, os Palhaços, que também são poetas, fazem sua apresentação e depois a Folia se despede.

Segundo o Mestre Olavo, até este final de semana todas as noites já estão agendadas, mas a semana seguinte ainda está livre. Mestre Olavo contou que durante as visitas algumas pessoas preparam e servem um lanche. A Folia de Reis começou suas visitas no dia 20 de dezembro e até o próximo dia 20 de janeiro seguirá com reverência os passos da Bandeira.

Folia de Reis é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (10)

FOLIA DE REIS LEOPOLDINA JANEIRO 2017 O VIGILANTE ONLINE PROIBIDA A REPRODUÇÃO EM VEÍCULOS DE IMPRENSA DE LEOPOLDINA (8)Nesta sexta-feira a Folia de Reis recebeu o reconhecimento de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Minas Gerais. O título foi aprovado por todos os membros do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP). Outros três bens já foram registrados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG): o Modo Artesanal de Fazer o Queijo da Região do Serro – em 2004; a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte – em 2013; e a Comunidade dos Arturos – em 2014.

O VIGILANTE ONLINE

Reportagem e Fotos: Júlio Cesar Martins e José Augusto Cabral
Edição: Júlio Cabral 

Postado às 13h45

posts relacionados