SOL E NEVE
PIT STOP
ASAS MOTOPEÇAS

Viçosa terá racionamento de água a partir da próxima semana


REGIÃO

Escala será divulgada pela Prefeitura e pelo Saae nesta quarta-feira (13).

A Prefeitura de Viçosa anunciou nesta terça-feira (12) que a cidade passará a realizar racionamento de água a partir da próxima segunda-feira (18), contudo, a escala só será informada nesta quarta-feira (13), no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Na reunião, os gestores vão apresentar também dados relativos à precipitação, captação, tratamento, armazenamento, distribuição e consumo de água na cidade, bem como medidas tomadas pela Saae diante da escassez de chuva.

No final do mês de agosto, moradores dos bairros Santa Clara, Álvaro Gouvêa e Centro ficaram sem água em alguns momentos e correu na cidade um boato de racionamento. Na época, a autarquia esclareceu que naquele momento a informação não procedia.

Racionamentos
Em 2016, o racionamento de água em Viçosa chegou a durar mais de três meses, tendo sido iniciado em meados do mês de maio e encerrado apenas no final de agosto devido ao baixo nível dos reservatórios e a falta de chuvas.

Desde 2014, em todos os anos a cidade tem passado por períodos de racionamento de água. Em 2015, por exemplo, o racionamento foi feito em momentos de interrupção de fornecimento em escalas de 24 horas e 12 horas por semana.

Um dos principais motivos para a medida nos últimos anos foi o manancial do Ribeirão São Bartolomeu. Em 2017, por exemplo, o rio voltou a sofrer baixas consecutivas. A média de litros por segundo, que normalmente é de 60, já chegou a 40.

Obras
Para que a cidade não abra mão do abastecimento, a Prefeitura realiza obras de ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Violeira desde 2016, que são feitas com a estação em funcionamento. Atualmente, o abastecimento é de aproximadamente 132 litros por segundo e a expectativa é que com as adequações concluídas até novembro deste ano passe para 160 litros por segundo.

Fonte: G1 Zona da Mata, com Fellype Alberto

Mais Notícias